A segunda rodada veio cheia de surpresas! Teve abandono em posição empatada, apuro de tempo e queda de grandes nomes. Confira um resumo completo.
![]() |
| Jogadores travam batalhas nos tabuleiros | Foto: Michal Walusza |
128 jogadores se reuniram em 64 tabuleiros para decidir quem avança para a terceira fase. Foi nessa etapa que o top 50 entrou no torneio, pois haviam recebido um "bye" na primeira rodada. Esse era o prenúncio não somente de que veríamos um xadrez de alto nível, mas de que tudo pode acontecer. Edições anteriores mostram que não há favorito que não possa ser vencido.
Gigantes avançam...
Vamos começar pela elite, os mestres mais conhecidos e com rating (geralmente) acima de 2700.
Após ter empatado o primeiro jogo, o campeão mundial Gukesh Dommaraju (Índia) venceu, de pretas e jogando uma defesa Caro-Kann, o GM Kazybek Nogerbek (Cazaquistão). Gukesh avança para enfrentar o GM alemão Frederik Svane.
Também avançaram para a próxima fase:
- Arjun Erigaisi (Índia) 2×0 Martin Petrov (Bulgária)
- Nikita Petrov (Montenegro) 0,5×1,5 Javokhir Sindarov (Uzbequistão)
- Pentala Harikrishna (Índia) 1,5×0,5 Arseniy Nesterov
- Awonder Liang (EUA) 2×0 Max Warmerdam (Holanda)
- Liem Le (Vietnã) 1,5×0,5 Baadur Jobava (Geórgia)
- Matthias Bluebaum (Alemanha) 1,5×0,5 Ahmed Adly (Egito)
- Bojan Maksimovic (Bósnia) 0,5×1,5 Anish Giri (Holanda)
- Vasyl Ivanchuk (Ucrânia) 0×2 Sam Shankland (EUA)
- Luis Paulo Supi (Brasil) 0×2 Richard Rapport (Hungria)
- Maxime Vachier-Lagrave (França) 1,5×0,5 Surya Ganguly (Índia)
- Vladislav Kovalev 0×2 Vincent Keymer (Alemanha)
- Wei Yi (China) 2×0 Kacper Piorun (Polônia)
- Levon Aronian (EUA) 2×0 Aronyak Ghosh (Índia)
- Alexandr Fier (Brasil) 0,5×1,5 Vladimir Fedoseev (Eslovênia)
- Bobby Cheng (Austrália) 0,5×1,5 Peter Leko (Hungria)
Alguns ainda dependem do desempate:
- Yu Yangyi (China) 1×1 Felix Blohberger (Áustria)
- Shakhriyar Mamedyarov (Azerbaijão) 1×1 Gergely Kantor (Hungria)
- Denis Makhnyov (Cazaquistão) 1×1 Nodirbek Abdusattorov (Uzbequistão)
- Praggnanandhaa R (Índia) 1×1 Temur Kuybokaro (Austrália)
- Bai Jinshi (China) 1×1 Daniil Dubov
- Vidit Gujrathi (Índia) 1×1 Faustino Oro (Argentina)
- Stamatis Kourkoulos-Arditis (Grécia) 1×1 Nihal Sarin (Índia)
- Lorenzo Lodici (Itália) 1×1 Hans Niemann (EUA)
Os placares finais dos confrontos até então empatados serão atualizados após o fim da rodada.
... e gigantes também caem
E como a Copa é cheia de surpresas, alguns gigantes também caíram em seus primeiros confrontos, dando adeus ao próximo Torneio de Candidatos.
O forte GM Wesley So (EUA) foi vencido na segunda partida pelo GM Titas Stremavicius, da Lituânia. Após ter empatado a primeira com as peças brancas, So decidiu empregar seu tradicional Gambito da Dama Recusado ortodoxo, e tudo ia bem, até que So pendurou uma peça e seu adversário aproveitou a oportunidade.
Após uma longa batalha e sob apuro de tempo, o lituano permitiu que os peões passados de So tivessem contrajogo suficiente para empatar. Contudo, após sucessivos erros de ambos os lados e a posição ainda empatada, Wesley So abandonou a partida achando que estava perdido (veja o diagrama).
Abaixo você pode conferir a fantástica ideia de empate, muito difícil de encontrar sob apuro de tempo.
Outro gigante que também se despediu do torneio foi Ian Nepomniachtchi, que também perdeu sua segunda partida após empatar a primeira contra o GM Diptayan Ghosh (Índia).
Além disso, em um confronto de compatriotas indianos, Aravindh Chithambaram (2711) foi vencido por Karthik Venkataraman (2579). E por fim, Volodar Murzin, atual campeão mundial de xadrez rápido, foi vencido no primeiro jogo por Georg Meier (Uruguai), que segurou o empate no segundo dia.
Uma partida notável: o xadrez ainda vive!
O indiano Pentala Harikrishna protagonizou uma verdadeira obra de arte no tabuleiro: sacrificou a dama por duas peças menores a fim de buscar compensação com peças mais ativas e o rei adversário exposto. E funcionou: o adversário cometeu uma sucessão de erros e a posição ficou avassaladora! Confira:
O Brasil se despede da Copa
Os últimos dois representantes brasileiros tiveram dois confrontos muito difíceis. Apesar de terem dado o melhor de si, não conseguiram ir adiante.
Luís Paulo Supi enfrentou o criativo Richard Rapport e não teve vida fácil: perdeu as duas partidas. Na primeira, Supi jogou 1.e4 e enfrentou uma Siciliana Kan. Logo no lance 11, o brasileiro mostrou que não tem medo e jogou g4!? buscando jogo na ala do rei, mas isso enfraqueceu seu rei a longo prazo. Bastante preciso, Rapport ficou com uma posição cada vez mais confortável.
A segunda partida, agora com Supi de pretas, se desenvolveu em uma Siciliana Alapin que não levou muito tempo para chegar a uma posição igualada. Porém, Rapport mais uma vez conseguiu obter peças mais centralizadas e ativas. No lance 26, Supi jogou 26...Ta8?? que pendura o cavalo em d7. Depois de 27.Tc7!, Supi abandonou, visto que não há como salvar o cavalo após 27...Db5 28.a4+–.
![]() |
| Richard Rapport e Luís Paulo Supi | Foto: Michal Walusza |
Confira abaixo as duas partidas. Você pode alternar entre elas no botão de pular partida ou clicando na seta para a direita na área de lances e comentários.
Já Alexandr Fier enfrentou Vladimir Fedoseev, e logo no primeiro dia teve as peças brancas. Fedoseev armou sua defesa Caro-Kann e Fier foi para a variante do avanço. Apesar disso, não ofereceu muitas complicações para Fedoseev, que logo equilibrou o jogo. Por volta do lance 33, o mestre esloveno aproveitou uma imprecisão e adentrou em um final melhor e com um peão passado a mais. Após poucos lances, posição era indefensável: os cavalos do adversário ficaram muito ativos.
A segunda partida foi mais desequilibrada em termos de material, mas não na precisão: os dois estavam afiados. Fedoseev jogou 1.d4 e Fier jogou a defesa Tarrasch contra o Gambito da Dama. No lance 25, o esloveno decidiu sacrificar a qualidade a fim de tentar complicar as coisas, mas Fier defendeu muito bem. O restante da partida foi uma batalha feroz, mas que acabou em empate.
Confira os jogos na íntegra:
Foram resultados tristes para nós da torcida brasileira. Contudo, parabenizamos os mestres Alexandr Fier, Luís Paulo Supi e Krikor Mekhitarian por representarem tão bem o xadrez brasileiro. Esperamos que na próxima o emparceiramento seja pelo menos mais favorável!
Veja também: Resumo da Rodada 1 da Copa
Os jogos de desempate ocorrem na quinta, dia 6 de novembro de 2025 a partir das 6h30 horário de Brasília. A Rodada 3 tem início na sexta, dia 7 de novembro de 2025. Ambos os dias contam com transmissão do canal Chess.com em português e comentários do GM Rafael Leitão e da WIM Flor Fernandez.


0 Comentários