Problemas e quebra-cabeças de Natal🎄

Compositores de quebra-cabeças de xadrez possuem o dom para construir problemas artísticos e instrutivos em formas que nos são familiares ou que celebram algo. Hoje deixamos ao leitor três problemas: um possui a forma de uma vela, e os outros dois, de árvores de Natal. Divirta-se!

Lembre-se que os diagramas abaixo são interativos e você pode movimentar as peças!

Problema 1 – Pal Benko, 2015

Em 2015, um dos compositores mais criativos do mundo, o grande Pal Benko compôs este problema com forma de uma vela de Natal. Não é complicado, por isso incentivamos o leitor a solucionar por si com um tabuleiro. No fim deste post você terá disponível a solução.

Problema 2 – Jan Hartong, The Observer 1920

Neste problema, a dica é: a simetria perfeita da árvore não está no centro do tabuleiro, e é o que torna o problema correto. Tente entender o porquê, e você verá os mates que seguem o lance-chave.

Problema 3 – Thomas Rayner Dawson, Falkirk Herald 1924

A singularidade da solução está na pequena quebra de simetria. Para descobrir, você deve olhar para o passado da posição e perguntar qual deve ter sido o último lance das pretas. A resposta está relacionada com quais peças brancas capturaram as peças pretas que já não estão no tabuleiro. Sério!

Dica: ao procurar o último lance das pretas, é óbvio que não pode ter sido feito pelos peões em b7 ou h7. O peão e4 está completamente bloqueado e também não pode ser considerado. O rei preto também não pode ter se movido. Isso porque ele teria que ter vindo de d8 ou f8, mas lá ele estaria em xeque pelo peão em e7, quando um cavalo deu xeque, ou por um cavalo quando o peão e7 capturou com xeque. O rei também não poderia ter vindo de d7 ou f7 para e8, pois estaria em xeque nessas casas, mas não havia como o peão branco em e6 dar esse xeque no lance anterior.

Portanto, os únicos lances finais possíveis para as pretas são d7-d5 e f7-f5. E, de fato, após ...d7-d5 segue-se cxd6 (en passant), seguido por d6-d7, um xeque-mate impecável (variante 1, que está no tabuleiro). Mas, da mesma forma, após ...f7-f5 e gxf6 (en passant), o lance f6-f7 também resulta em xeque-mate (variante 2).

Mas as considerações acima não destroem a exclusividade exigida da solução. Na verdade, o problema tem apenas uma solução única. Tente descobrir!

Problema 4 – Pal Benko, 2010

Mais um problema de Pal Benko, muito bem organizado, que possui um lance-chave surpreendente. Tente resolver em um tabuleiro, assim você vai apreciar a solução ainda mais!

Caso não tenha conseguido solucionar algum, abaixo você pode conferir a solução.

Postar um comentário

0 Comentários